O que chamamos de lixo pode ser um RECURSO. Repensar os resíduos é o primeiro passo para um futuro mais sustentável.
História
2025
  • Distinção da SUMA como 'Marca de Confiança Ambiente', uma eleição feita pelo público que reflete o reconhecimento e a credibilidade conquistados junto das populações ao longo do seu percurso.
2024
  • Aquisição da totalidade da SUMA por parte da Mota-Engil nos segmentos: serviços de recolha e tratamento de resíduos urbanos, e limpeza pública, incluindo a atividade internacional das participadas em Angola, Brasil, Moçambique e Omã, tendo sido alienado ao anterior acionista URBASER o negócio dos resíduos industriais.
2023
  • Eleição da SUMA como “Marca de Confiança – Ambiente” pelo sétimo ano consecutivo.
  • Atribuição à SUMA de dois prémios no evento “Mota-Engil Innovation Awards”, pelas suas aplicações tecnológicas “SUMA no Bairro” e “GISUMA”.
  • Participação da ECOVISION (participada da SUMA) no “ISWA 2023 World Congress”.
2022
  • Manutenção da tripla certificação em Qualidade (NP EN ISO 9001:2015), Ambiente (NP EN ISO 14001:2015), e Segurança e Saúde no Trabalho (NP ISO 45001:2019), atribuída à sede e centro de serviços de Aveiro da SUMA.
  • Eleição, pelo 6º ano consecutivo, da SUMA como “Marca de Confiança Ambiente”, votada pelo público, que atesta reconhecimento e credibilidade junto das populações.
  • Inauguração da nova Sede da SUMA Brasil localizada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, num evento marcado pela presença do CEO da SUMA, Manuel Costa.
2021
  • Aquisição e apresentação de frotas movidas a gás natural, na Figueira da Foz e em Coimbra.
  • Lançamento do novo website SUMA.
  • Quinta consagração consecutiva enquanto “Marca de Confiança Ambiente”, demonstrando a importância de que se revestem os serviços prestados para a população.
2020
  • Pioneirismo da integração de uso obrigatório de capacetes, reforçando a segurança a todos os trabalhadores que exercem funções nos estribos de viaturas.
  • Medidas de mitigação no âmbito da COVID-19: criação de protocolos de segurança e distribuição de EPI; onde possível, implementação de teletrabalho em regime de rotatividade; criação de equipas de reserva; e facilitação de acesso a testes e a consultas online.
  • Alteração de designação da participada para o mercado brasileiro para SUMA Brasil, tendo em vista o alinhamento com o grupo empresarial.
  • Eleição da SUMA como “Marca de Confiança Ambiente 2020”.
2019
  • Celebração do 25.º aniversário da SUMA, no Mosteiro da Batalha.
  • Prestação de serviços de consultadoria técnica na área de educação ambiental, em Omã.
  • Reconhecimento com o prémio internacional de excelência empresarial, enquanto “Best Managemente & Collection Company – Portugal”.
  • Eleição da SUMA como “Marca de Confiança Ambiente”, pelo terceiro ano consecutivo.
2018
  • Renovação de frotas afetas à recolha de resíduos e limpeza urbana, na zona centro do país, correspondente a um investimento superior a 6,5 milhões de euros.
  • Início de atividades de sensibilização porta-a-porta, em sete municípios de influência da Lipor.
  • Eleição da SUMA como “Marca de Confiança Ambiente 2018”, reforçando o reconhecimento do ano anterior.
2017
  • Inauguração do novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos da Azambuja, gerido pela participada TRIAZA, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente.
  • Eleição da SUMA como “Marca de Confiança Ambiente 2017”, votada pelo público, que atesta reconhecimento e credibilidade junto das populações.
  • Inauguração da unidade móvel de sensibilização ZOOURBANIDADE®, que explora a exigência de cidadania na utilização do espaço e equipamentos públicos.
2016
  • Início da prestação de serviços de educação ambiental no universo EGF.
  • Renovação dos contratos da Batalha, Alcobaça e Ourém, ultrapassando mais de duas décadas de serviço continuado nestes municípios.
  • Lançamento da plataforma interativa online de disponibilização de conteúdos e jogos de sensibilização ambiental, “Animais da Cidade”.
2015
  • Adjudicação à ECOVISION de um contrato para recolha de resíduos, operação e manutenção de dois aterros sanitários em Al Sharqiya Sul, por um período de sete anos, consolidando a presença em Omã.
  • Extensão da atividade da CONSITA ao estado de Rio Grande do Sul, ultrapassando a fasquia do milhão de habitantes servidos no Brasil.
  • Lançamento do ECO KIOSKO – estrutura inovadora concebida para disseminar boas práticas de cidadania em contexto comercial e cultural.
  • Instalação da plataforma interativa SUMAKids – espaço online de democratização de conteúdos de educação ambiental.
2014
  • Aquisição da Empresa Geral de Fomento (EGF), holding que gere 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos.
  • Início da atividade no Médio Oriente – Sultanato de Omã -, através da participada ECOVISION.
  • Reentrada no mercado brasileiro, através da sociedade brasileira CONSITA.
  • Inauguração da primeira unidade de regeneração de óleos usados em Portugal, na Chamusca, pela ENVIROIL.
  • Difusão de conteúdos de sensibilização ambiental em contexto televisivo, na aplicação interativa MEO Kids.
2013
  • Início de operações de recolha de RSU e limpeza urbana no Sumbe, capital da província Kwanza Sul – Angola.
  • Início dos serviços de recolha de RSU na cidade de Maputo, através da ECOLIFE, participada pela SUMA, para o mercado moçambicano.
  • Reconhecimento na área da gestão de risco, com atribuição do galardão “Especial Confiança” da iniciativa Prémios Açoreana Risk Management Diário Económico.
2012
  • Início de operações de recolha de RSU pela AGIR na Cidade da Praia, em Cabo Verde, expandindo o projeto de internacionalização.
2011
  • Superação de 25% do Volume de Negócios da SUMA justificado pela atividade internacional.
  • Reconhecimento da VISTA WASTE como “Melhor Participação Internacional”, na 1.ª Feira Internacional de Ambiente, em Angola.
2010
  • Lançamento do ECOSCÓPIO® – novo formato de unidade móvel de sensibilização vocacionada para jovens.
  • Lançamento da ECOMACHIMBA em Angola – unidade móvel de sensibilização.
2009
  • Aquisição das empresas CORREIA & CORREIA, ENVIROIL, TRANSPORLIXOS e EKOSRODOWISKO.
  • Constituição da RIMA, empresa participada responsável pela gestão do aterro de resíduos industriais não perigosos da Lustosa.
  • Implantação do GiSUMA - sistema integrado de consulta e edição de informação geográfica.
  • Inauguração do centro de educação ambiental em luanda e extensão dos serviços prestados em Angola à província de Benguela.
  • Reconhecimento da SUMA como "Empresa de Gestão Exemplar" ("As 1000 Maiores Empresas de 2008", DN, novembro de 2009).
2008
  • Início do projeto de internacionalização - celebração de contratos nas áreas de recolha de RSU, limpeza urbana e educação ambiental - , na Província de Luanda (Angola).
  • Atribuição à sede da SUMA e centro de serviços de Aveiro da tripla certificação em qualidade, ambiente e segurança - NP EN 14001:2004 e NP 4397:2001/OHSAS 18001:1999.
  • Aquisição da TRIU, por incorporação.
  • Lançamento do CIDADÓMETRO® - unidade móvel de sensibilização vocacionada para os núcleos familiares.
2007
  • Aquisição da NOVAFLEX e participadas - REAL VERDE e NOVA BEIRA.
  • Alargamento da certificação da CITRUP à vertente da responsabilidade social - Norma SA 8000.
  • Atribuição à CITRUP do prémio EcoPME, galardão que distingue a política de ecoeficiência e sustentabilidade das empresas.
2006
  • Certificação da sede SUMA e do centro de serviços de Aveiro no âmbito da NP EN ISO 9001:2000.
  • Acreditação da SUMA pelo Instituto para a Qualidade na Formação.
2005
  • Lançamento da 1ª Unidade Móvel Solidária - REUTILÂNDIA®, projeto cuja ação conjuga os princípios ambientais da reutilização e da sustentabilidade com os da solidariedade.
  • Certificação da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ETRSU) de Riba d'Ave - NP EN ISO 9001:2000.
2004
  • Atribuição do 1º lugar do Prémio Nacional de Inovação Ambiental, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, ao equipamento SUMA- VLE (viatura de lavagem de contentores de ecopontos e subterrâneos).
2003
  • Integração das empresas STL e UTIL, na SUMA, que reforça competências, expande o âmbito geográfico de atuação e consolida a liderança do sector em Portugal.
  • Abrangência de 2 milhões de habitantes servidos por recolha de resíduos e limpeza urbana.
  • Acreditação do laboratório de análises (SUMALAB) pela NP EN ISO / IEC 17025.
2002
  • Lançamento da unidade móvel de formação da SUMA, de cariz itinerante, para dar cumprimento aos planos anuais nesta área.
2001
  • Incorporação da SERURB - uma das maiores empresas nacionais no sector dos resíduos. As sinergias entre as duas maiores empresas nacionais do sector dos resíduos permte ganhar dimensão e complementar valências.
  • Lançamento de um projeto pioneiro no domínio da educação ambiental - LIXOTECA® Itinetante, compreendido pela conversão de viaturas de transporte público em unidades móveis de sensibilização, destinadas aos públicos  mais jovens, nomeadamente das faixas etárias do ensino básico.
2000
  • Seleção da SUMA pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para gerir a recolha seletiva e limpeza dos espaços interiores e exteriores da sede da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia - PORTUGAL 2000.
1998
  • Aplicação de um modelo exemplar de limpeza em espaço urbano - EXPO' 98: a última exposição mundial do século XX, com palco no Parque das Nações, em Lisboa.
1996
  • Início do primeiro contrato para recolha seletiva. A SUMA inicia em Aveiro a gestão de sistemas de recolha e valorização de resíduos sólidos urbanos.
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