QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANÇA
• No plano económico, pela utilidade social dos bens e serviços que produzem, enquanto veículos essenciais do crescimento e da geração de riqueza;
• No plano social, através da criação de emprego e das interações que estabelecem com a comunidade envolvente, influenciando decisivamente o seu bem-estar e qualidade de vida;
• No plano ambiental, mercê do impacto das suas atividades no meio físico em que operam.
O tema do Desenvolvimento/ Desempenho Sustentável representa uma preocupação e um desafio constantes para a SUMA. As nossas Visão e Estratégia procuram refletir as grandes questões dos domínios económico, social e ambiental, através de um compromisso firme com um modelo de gestão ética, social e ambientalmente responsável, num contexto de crescimento, internacionalização e diversificação gerador de valor e que garanta a solidez e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
Na SUMA:
• Apostamos numa abordagem integradora dos valores e princípios da Sustentabilidade nos sistemas de gestão, operações e atividades, práticas e atitudes empresariais, prestando especial atenção ao relacionamento e Comunicação com as Partes Interessadas num clima de rigor, transparência e abertura;
• Acreditamos nos benefícios de um modelo de gestão ambientalmente responsável, potenciador dos mais elevados padrões de inovação e ecoeficiência, que proteja o ambiente e preserve os recursos naturais.
O NOSSO COMPROMISSO COM O AMBIENTE
Utilização sustentável da energia e da água, prevenção da poluição, implementação de medidas de prevenção e controlo para proteção do ambiente.
A Gestão Ambiental na SUMA traduz-se na adoção das seguintes práticas:
• Cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis à Organização;
• Aplicação de metodologias para a identificação dos aspetos ambientais e avaliação dos impactes ambientais, associados a cada uma das atividades desenvolvidas;
• Planeamento das operações que estão associadas aos aspectos ambientais identificados, de forma a garantir que estas são realizadas sob condições especificadas;
• Implementação de procedimentos específicos, para os vários descritores ambientais, que asseguram o controlo operacional dos aspetos ambientais;
• Acompanhamento permanente do desempenho ambiental, nomeadamente, através da implementação de Programas de Monitorização e realização de Auditorias Internas;
• Sensibilização de todos os Trabalhadores da Organização, para que estes saibam que o seu envolvimento é determinante para a SUMA obter um desempenho sustentável, e para que adotem uma conduta que considere o proteção do Ambiente como parte integrante do processo produtivo, ou seja, como uma obrigação de todos;
• Formação específica para os Trabalhadores que realizam atividades/tarefas que tenham potencial para causar impactes ambientais significativos;
• Consciencialização de todas as pessoas/entidades que trabalham para a Organização e/ou que a visitam, para as questões ambientais relacionadas com as suas atividades, respetivas medidas de prevenção e controlo e para a necessidade de cumprimento dos procedimentos definidos;
• Adoção de outras práticas que assegurem a melhoria contínua do desempenho ambiental da Organização.
Consumo de Água
• Monitorização dos consumos, nas várias atividades desenvolvidas pela Produção - Centros de Serviços;
• Formação, informação e sensibilização dos Trabalhadores;
• Procura constante de novas metodologias de atuação e/ou de equipamentos que, ao nível dos serviços prestados e das atividades de suporte à produção, permitam menores consumos de água e, consequentemente, menor produção de águas residuais.
Produção de Efluentes Líquidos
• Formação, informação e sensibilização dos Trabalhadores;
• Em cada um dos Centros de Serviços, a zona de lavagem de viaturas/equipamentos, o posto de abastecimento de combustível e as zonas de armazenagem de produtos químicos, têm ligação a um sistema de tratamento de águas;
• Procura constante de novas metodologias de atuação e/ou de equipamentos que, ao nível dos serviços prestados e das atividades de suporte à produção, permitam menores consumos de água e, consequentemente, menor produção de águas residuais.
Consumo de Energia
• Monitorização dos consumos de energia, nas várias atividades desenvolvidas pela Produção - Centros de Serviços;
• Formação, informação e sensibilização dos Trabalhadores;
• Dando cumprimento ao RGCE - Regulamento da Gestão do Consumo de Energia para o Sector dos Transportes (Portaria n.º 228/90, de 27 de março):
→ Realização de Auditoria Energética à Frota (em 2019);
→ No seguimento da Auditoria Energética à Frota, definição do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia, referente ao período de 2019-2021 (o plano definido foi aprovado em 2019 pela DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia);
→ Implementação do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia 2019-2021;
Dando cumprimento ao Decreto-Lei 68-A/2015, de 30 de Abril:
→ Realização de Auditoria Energética às várias Instalações (em 2016);
→ Comunicação dos consumos de energia relativos a instalações e frota, junto da Autoridade Competente (registo no portal da DGEG);
→ Implementação de medidas de redução do consumo de energia.
Emissões Atmosféricas
• Formação, informação e sensibilização dos Trabalhadores;
• Dando cumprimento ao RGCE - Regulamento da Gestão do Consumo de Energia para o Sector dos Transportes (Portaria n.º 228/90, de 27 de março):
→ Realização de Auditoria Energética à Frota (em 2019);
→ No seguimento da Auditoria Energética à Frota, definição do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia, referente ao período de 2019-2021 (o plano definido foi aprovado em 2019 pela DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia);
→ Implementação do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia 2019-2021;
• Dando cumprimento ao Decreto-Lei 68-A/2015, de 30 de abril:
→ Realização de Auditoria Energética às várias Instalações (em 2016);
→ Comunicação dos consumos de energia relativos a instalações e frota, junto da Autoridade Competente (registo no portal da DGEG);
→ Implementação de medidas de redução do consumo de energia.
O NOSSO COMPROMISSO COM A COMUNICAÇÃO ÀS PARTES INTERESSADAS
Comunicação adequada às Partes Interessadas relevantes, promoção quer do seu envolvimento na Cultura da Organização, quer da perceção do benefício mútuo resultante desse envolvimento
Fornecedores
• Os seus requisitos para os produtos e serviços a fornecer;
• Que o seu desempenho é controlado e monitorizado, quer no que diz respeito à comparação de cada fornecimento com os respetivos requisitos de compra, quer em campanhas anuais de avaliação de fornecedores externos.
Nestas campanhas, os fornecedores são avaliados com base nos seguintes critérios:
• “Qualidade” dos bens/serviços fornecidos no período em causa - cumprimento dos prazos de entrega, irregularidades de fornecimento e devoluções;
• “Posicionamento” do fornecedor:
→ Capacidade para trabalhar em parceria com a Organização;
→ Condições Técnicas – Métodos de Trabalho;
→ Dinamismo e capacidade de inovação;
→ Comunicação - disponibilização de informação e/ou documentação (relativa aos bens/serviços fornecidos, sobre obrigações de conformidade do Fornecedor, etc.);
→ Tratamento de sugestões, reclamações e/ou serviços pós-venda;
→ Inspeção/controlo dos bens/serviços fornecidos, antes da entrega;
→ Recursos humanos – competências necessárias ao fornecimento;
→ Cumprimento das regras ambientais e de segurança e preocupação na utilização de melhores práticas;
→ Implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade, do ambiente, da segurança e saúde no trabalho, da responsabilidade social, da energia, etc..