MATERIAIS LÚDICO-PEDAGÓGICOS

Image

ECO-FICHAS DO SUMÃO

Livro de Passatempos
Eco-Fichas do SUMÃO é um caderno de eco aprendizagens para ser trabalhado, tanto em sala de aula, como fora do contexto escolar, com passatempos e jogos lúdico-pedagógicos, que salientam os procedimentos corretos a favor do Ambiente.

Indicado dos 5 aos 11 anos

Indicado dos 5 aos 11 anos

ECO-RABISCA

Livro de Passatempos
Eco-Rabisca é um caderno de atividades, com exercícios e jogos pedagógicos, que aborda, entre outras temáticas, a Política dos 5 Rs, e o acondicionamento e deposição de pequenos lixos, para ser feito na escola, individualmente ou com os colegas, ou fora do contexto escolar, por exemplo, em casa, com o apoio dos pais.
Image
Image

A ESTÓRIA DO BARTOLOMEU, O ECO-MOSQUETEIRO

Livro de Contos e Atividades
Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro, é o nome da estória de encantar criada, sobre um menino que quer ser Eco-Mosqueteiro. Aborda, entre outras regras, a política dos 5 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar. Contempla, ainda, atividades e jogos para os mais novos realizarem de forma a consolidarem e praticarem os conceitos e práticas apreendidos.

Indicado dos 0 aos 3 anos

Indicado dos 5 aos 11 anos

SUMINHOS E OS NÚMEROS PARA BEBÉS

Livro de Contos e Atividades
Suminhos ® e os Números para bebés, é um livro de aprendizagem integrada, para bebés, com figuras escondidas, texturas para descobrir, apontamentos ambientais e notas sobre o desenvolvimento infantil.
Image
Image

SUMINHOS E OS NÚMEROS PARA GENTE DE PALMO E MEIO

Livro de Contos e Atividades
Suminhos ® e os Números para gente de palmo e meio, é um livro que visa, através transmissão de regras ambientais, estimular aprendizagens sobre o exercício da cidadania no que aos resíduos diz respeito, abordando, ao mesmo tempo, conteúdos curriculares pertinentes. Atividades de raciocínio lógico, exploração sensorial e desenvolvimento da motricidade, entre outras, são as propostas consolidadas nas rubricas “Afia o Lápis”, “Entre Nós” e “Explora o Número”, que são complementadas com orientações pedagógicas para educadores.

Indicado dos 4 aos 6 anos

Indicado dos 6 aos 11 anos

CONTOS DE JARDIM

Livro de Contos e Atividades
Contos do Jardim é um livro de estórias e de atividades de grupo, de exterior e de intervenção pública, complementadas com enquadramento temático para Educadores. Cultivar ideias em jovens ecológicos e suscitar curiosidade e interesse por atividades relacionadas com a temática da Valorização por Compostagem e por Reciclagem encerram a finalidade deste suporte.
Image
Image

ESTÓRIAS PARA MUDAR A HISTÓRIA

Livro de Contos e Atividades
Estórias para mudar a História é um manual que aborda, através do recurso à banda desenhada, os vários conceitos relacionados com a gestão de Resíduos na perspetiva da partilha de responsabilidades, construindo uma história ambientalmente mais correta, e explorando, assim, a temática da prevenção primária e rodoviária, bem como dos 5 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar. Este suporte propõe atividades curriculares de raciocínio, lógica aritmética, exploração sensorial e desenvolvimento de outras competências, pretendendo treinar, através das diversas estórias apresentadas, a capacidade de mudar o decurso dos eventos reais: a história.

Indicado dos 6 aos 11 anos

Indicado dos 6 aos 11 anos

ECO-OPERAÇÃO CIDADÃO

Jogo Didático
Eco-Operação Cidadão é um kit composto por um CD áudio e um jogo de sequências, remetendo os conteúdos informativos para a produção responsável de resíduos sólidos urbanos e a postura cívica de partilha de responsabilidades nesta matéria. Igualmente presente neste conjunto, o “Ecotrato Ambiente & Cidadania”, onde se enumeram as características de um verdadeiro defensor do ambiente, com o objetivo de incutir nos cidadãos de palmo e meio o sentido de missão para a adoção dos comportamentos “amigos do ambiente”.
Image
Image

DOMINÓ DOS SUMINHOS

Jogo Didático
Dominó dos Suminhos é um dominó de correspondência, com 28 peças de dupla face, guardadas em caixa própria. Este suporte propõe a prática, em família ou com amigos de dinâmicas lúdicas, assim como o raciocínio, entre outros, lógico e matemático, associados a rotinas pró-ambientais e de cidadania ativa.

Indicado dos 4 aos 11 anos

Indicado dos 6 aos 11 anos

VIAGENS MARAVILHOSAS, UM GLORIOSO PERCURSO

Jogo Didático
Viagens Maravilhosas, Um Glorioso Percurso, é um jogo interativo, em formato CD multimédia, para ser explorado em conjunto com os pais, familiares e amigos. Fomenta o conhecimento e o treino de competências sobre as melhores práticas ambientais, relacionadas com a participação cívica ao nível da limpeza urbana, deposição, redução, reutilização e valorização de resíduos, através de um colorido jogo da glória.
Image
Image

CORREIO DA CIDADANIA

Coleção de Postais
Correio da Cidadania é um conjunto de postais que disponibiliza diversas sequências de ação com o objetivo de dotar os alunos de competências de comunicação escrita e visual, para com elas transmitirem rotinas de salvaguarda do ambiente e dos recursos naturais, bem como de heterofiscalização. Através deste suporte, pretende-se alcançar os órgãos de influência e poder local, bem como a esfera de influência das crianças.

Indicado dos 6 aos 11 anos

Indicado dos 6 aos 11 anos

A MINHA CARTA ABERTA

Coleção de Postais
“A Minha Carta Aberta” é um conjunto de postais que se destina à partilha de procedimentos ambientalmente responsáveis relacionados com limpeza urbana, acondicionamento e deposição de resíduos, encaminhamento de dejetos caninos, redução, reutilização e reciclagem. Os destinatários destas mensagens de cidadania são os órgãos de influência e poder local, entre Presidentes de Câmara, Presidentes de Junta, Vereadores e Meios de Comunicação Social, bem como a esfera de influência das crianças, através dos mecanismos de propagação em rede.
Image

ESCOLAS SABIENTES

Partindo do princípio que a adesão a um esquema de motivação aumenta quando é baseada no reconhecimento externo, a campanha SABIENTAR® assenta na certificação de competências Ambientais e de Cidadania, e materializa-se num Manual de Fichas Curriculares a ser trabalhado por crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico maioritariamente em contexto de sala de aula, mas que potencia também o envolvimento da comunidade extraescolar, nomeadamente dos familiares e esfera íntima de contactos dos alunos.

Dando particular ênfase às questões relacionadas com o Ambiente (nomeadamente no que concerne às vertentes de Limpeza Urbana, Triagem e Deposição Seletiva, Redução e Valorização), o “Manual de Sabedoria Ambiental” aborda temáticas transversais no âmbito da Cidadania e da formação pessoal e social, questões por norma desenvolvidas nos Estabelecimentos de Educação e Ensino paralelamente aos conteúdos curriculares, nos formatos “Formação Cívica” e “Área-Projeto”.

No decorrer do ciclo de trabalhos escolares, as Escolas aderentes serão acompanhadas por um Técnico de Sensibilização e objeto de avaliação dos procedimentos de Redução, Reutilização e Reciclagem adotados nos diferentes espaços que os integram, e na reta final do ano letivo será aplicada uma Ficha de Avaliação de competências individuais. Esta ação pretende ver reconhecidos os esforços das forças vivas dos Estabelecimentos de Educação e Ensino que demonstrem os melhores indicadores de sucesso na implementação de rotinas de Cidadania, empenho que se materializará na atribuição da Certificação “Escola Sabiente”, com a correspondente entrega de certificados e bandeiras.

O reconhecimento em causa assinala os seus portadores como quadro de referência – motivo suficientemente distinto para suscitar esforços de reprodução destas atuações por parte dos seus pares – e evidencia os Municípios aderentes como exemplos de excelência no âmbito da Educação para a Sustentabilidade.