Na senda da e­ficácia e da sustentabilidade

A diferenciação da marca SUMA tem também vindo a ser feita nos bastidores das operações, através de um substancial investimento na modernização e digitalização de registos e monitorização da atividade.

Desde 2010, o departamento de planeamento e controle, com apoio da equipa de sistemas informáticos e telecomunicações, cria e amplia aplicações tecnológicas de apoio à gestão de operações no terreno, que visam cumprir dois objetivos fundamentais: simplicidade de utilização e adaptação à informação a recolher e tratar.

Fruto de incremental demanda e abrangência, a versatilidade das aplicações desenvolvidas materializa-se nos meios possíveis de utilização e acesso (desktop, utilização móvel, telemóvel e tablet), e na sua utilização em serviços tão distintos como os levantamentos para efeitos de concursos e propostas, registo de lavagens de contentores, registo de estado de enchimento de equipamentos, e circuitos de sensibilização e de recolha porta-a-porta.

As dezenas de aplicações em uso diário, para além de relatórios especí­ficos, de métricas e de indicadores reveladores dos objetivos e metas alcançadas, asseguram igualmente a conformidade com a política de transparência da SUMA, através da informação disponibilizada online, do acesso a clientes internos e externos, de evidências, com registo fotográ­fico, do acompanhamento da navegação, e da emissão, em tempo real, de relatórios com informação de faturação.