A tecnologia como mais-valia

Um atempado investimento em tecnologia moderna e líder de mercado, assim como a antecipação de algumas tomadas de decisão têm vindo a revelar-se vitais na estabilidade de transição de modelos de

trabalho, da parte dos trabalhadores das áreas de apoio e administrativas da SUMA, Correia & Correia, TRIU, TRIAZA e RESILEI.

Na eminência da medida de distanciamento social e da adoção parcial do regime de trabalho à distância, a equipa de sistemas informáticos e telecomunicações acautelou o licenciamento adicional substancial de ligações remotas, para fazer face a um aumento de cerca de cinco vezes mais ligações do que era habitual.

É agora comum estarem mais de 100 utilizadores ligados remotamente e em concorrência, situação que exige monitorização, para garantir a segurança das comunicações e evitar estrangulamentos de capacidade, objetivos que têm sido alcançados com sucesso.

Também as ferramentas colaborativas sofreram um aumento exponencial, fruto da necessidade de realização de reuniões por áudio ou videoconferência, com eventual partilha de conteúdos. Igualmente neste âmbito, a SUMA encontrava-se devidamente apetrechada com as ferramentas necessárias, tendo disseminado a sua utilização a algumas das empresas do grupo onde tal ainda não sucedia.

Mais do que nunca, o capital humano e a continuidade dos serviços de helpdesk para assistência aos colaboradores do grupo nas mais variadas situações, têm vindo a demonstrar-se inestimáveis, quer em termos de suporte, de pedidos de meios técnicos (computadores portáteis extra, equipamentos de comunicação de rede móvel e impressoras de pequeno porte), ou do desenvolvimento de documentos técnicos de formação sobre a utilização de determinadas ferramentas informáticas.