SUMA “Faz Paragem” na Batalha

No âmbito da parceria entre a SUMA e a autarquia Batalhense, também no que à educação ambiental concerne, a Batalha está a ser alvo de uma nova campanha ambiental, destinada à mobilização da população adulta para a adoção de rotinas de sustentabilidade, no seu papel de consumidor.

Denominada “Faço Paragem”, a campanha – que não vai deixar ninguém indiferente – aproveita o tempo de espera dos transportes coletivos para fazer o convite à introspeção dos comportamentos, através da decoração com painéis temáticos sobre o consumo consciente e sobre a valorização dos resíduos de embalagens, nas paragens de autocarro do município. A apresentação de dados concretos da poupança individual obtida através da adoção de hábitos de consumo e de descarte pró-ambientais, como a redução da produção de resíduos de embalagens e o seu encaminhamento para reciclagem, reforça a mensagem transmitida.

Na inauguração do projeto, a 17 de setembro, em que marcaram presença cerca de seis dezenas de convidados e transeuntes curiosos, o edil da autarquia, Paulo Batista dos Santos, salientou a importância da educação ambiental e da parceria de sucesso entre a autarquia e a SUMA. Também o CEO da SUMA, Manuel Costa, frisou a longevidade desta parceria, que dura há já 24 anos, e a constante procura de inovação dos suportes de educação ambiental, que abrem espaço ao diálogo como meio de geração de maior envolvimento e mobilização das populações.

Em conjunto com a SUMA, a Batalha possui um largo historial de investimentos nesta área, de que se destaca, por exemplo, a criação da estação de educação ambiental “Toca do Urso”, no Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, que será, brevemente, objeto de reformulação.