Unidades Móveis em festividades locais e dias temáticos

Mantendo a postura de imersão na vida das regiões em que opera, a SUMA continua a responder aos desafios de iniciativas municipais com estratégias próprias para cada situação.

Exemplo paradigmático desta versatilidade é a participação de projetos da empresa em comemorações, no mês de junho – em que convergem os dias mundiais da criança e do ambiente, final de ano letivo, feiras e exposições municipais diversificadas –, que é percecionada como forma de reforçar os corretos procedimentos de utilização de espaços e equipamentos públicos, aumentando os níveis de urbanidade.

A participação em festividades e dias temáticos deste ano começou ainda em maio, no âmbito da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, que contou com a presença do ECOSCÓPIO®, alternando o funcionamento em regime de calendarização para alunos do 1.º ciclo do ensino básico, com períodos de regime livre, para os restantes visitantes.

O EKOPÁTEO®, conjunto de jogos tradicionais em grandes dimensões, adaptados à temática ambiental, marcou presença nos municípios de Vale de Cambra, Terras de Bouro, Celorico de Basto, Porto de Mós e Ourém, totalizando cerca de três milhares de visitantes de jardins de infância e de turmas de 1.º e de 2.º ciclo desses municípios. Para reforçar conhecimentos e disseminá-los para além do momento de sensibilização, foram produzidos e entregues aos visitantes materiais como porta-moedas, cantis, fitas de pulso e ioiôs, com mensagens convergentes com as temáticas trabalhadas de forma lúdica.

Já na reta final do mês, na Azambuja, a ZOOURBANIDADE® integrou “Um Dia no Campo”, evento promovido pela autarquia, em que foram convidadas a participar organizações que desenvolvem as suas atividades localmente, contando este ano, como nas anteriores edições, com uma vasta afluência de público.

Paralelamente, a SUMA associou-se ainda ao “Dia Verde” de Ourém, apoiando os voluntários que aderiram às atividades de limpeza de matas, numa clara demonstração de perfil de cidadania ativa, tendo, igualmente, marcado presença no “Encontro de Seniores” do mesmo município, recordando, através da campanha “Tradição” e da distribuição de sacos de pano para pão, boas práticas do antigamente, que urge recuperar.