“Produzido com Lixo” com imagem renovada

A campanha de sensibilização “Produzido com Lixo” regressa, neste ano letivo, com imagem e estratégia renovadas. Desconstruir a ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pela noção de resíduo, cujas matérias-primas devem ser aproveitadas e reintroduzidas no processo produtivo, é o ponto de partida desta ação, que conta, agora, com um protagonista especial: Ringo Star, um ursinho de peluche.

Desvendar um pouco da “ciência” por detrás da valorização de resíduos por reciclagem é a estratégia utilizada nesta campanha, que recorre ao visionamento de um pequeno filme de animação, elucidativo do caminho percorrido, em rewind, por Ringo Star, até às suas origens – uma garrafa de plástico reciclada. Complementada com a dinamização do jogo didático “Roleta dos Recursos” -, o contacto direto com os alvos convida a fazer exercícios de correspondência “resíduo/matéria-prima – novo produto” para todas as fileiras de materiais recicláveis, estimulando, assim, as rotinas de valorização, e provocando o incremento dos níveis de deposição seletiva de resíduos valoráveis.

Contrapondo tempos de degradação dos materiais quando enviados para aterro, com ganhos em recursos, energia, tempo e espaço, quando aproveitados, a campanha relembra, ainda, os procedimentos de triagem e acondicionamento para recolha seletiva de papel, embalagens de plástico e vidro, pilhas, óleos alimentares usados, pequenos eletrodomésticos e resíduos orgânicos, esclarecendo, ainda, os passos que medeiam a colocação de um objeto no ecoponto e a sua reintrodução no processo produtivo.

Desenvolvida em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, junto dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, esta ação é enriquecida com a distribuição qualitativa de folhetos e lanternas de dínamo, que veiculam as boas práticas de separação para valorização e reciclagem, e outras de sustentabilidade, prolongando os conteúdos veiculados no âmbito das atividades desenvolvidas.