TRIAZA de portas abertas

Com o intuito de celebrar o primeiro ano de atividade do Centro de Tratamento de Resíduos Não Perigosos de Azambuja, integrando a comunidade local nesta comemoração e prestando esclarecimentos sobre as atividades daquele equipamento, a TRIAZA – Tratamento de Resíduos Industriais de Azambuja, S.A. promoveu um dia de Portas Abertas à população.

O convite foi amplamente divulgado através do site e página de Facebook da Câmara Municipal de Azambuja e da Junta de Freguesia de Azambuja, tendo o evento decorrido entre as 10 e as 17 horas do dia 17 de fevereiro.

No decorrer deste dia de Portas Abertas, as cerca de duas dezenas de visitantes – adultos e crianças – que acorreram ao equipamento gerido pela TRIAZA tiveram oportunidade de realizar duas visitas acompanhadas às instalações e à célula de confinamento de resíduos, complementadas por um enquadramento dos diversos estudos realizados para o licenciamento desta infraestrutura, nomeadamente, aspetos relacionados com a sua construção e impermeabilização, bem como os métodos de controlo e tratamento, deposição e monitorização.

De recordar que o Centro de Tratamento de Resíduos Não Perigosos de Azambuja está instalado no espaço de uma pedreira desativada, cuja recuperação ambiental e paisagística, através da utilização de resíduos para fins de reabilitação e de estabilização dos vazios de escavação, é também seu objetivo final com a selagem das células de deposição.

A inauguração, no dia 17 de fevereiro de 2017, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que, na sua intervenção, teve oportunidade de reafirmar a importância de estruturas similares à gerida pela TRIAZA em Azambuja na prevenção da “deposição selvagem” de resíduos, salientando o “acréscimo ambiental” para os municípios que deles usufruem.