SUMA com ações na SEPR

Decorre até dia 26 de novembro a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) 2017, cuja temática “Dar uma nova vida aos resíduos” promove a reutilização e a recuperação, em detrimento do descarte de objetos e materiais ainda com valor. Alcobaça, Ílhavo e Figueira da Foz são municípios clientes que recorreram a campanhas SUMA para inscreverem, junto das suas populações, ações na SEPR.

Em Alcobaça, as ações começaram no dia 18 de novembro, com a realização, em postos de abastecimento, junto de automobilistas, da campanha “Não se Despiste”, tendo sido distribuídos 500 sacos auto reutilizáveis. Ainda neste município, a campanha “Ponto Azul”, dirigida aos docentes e discentes do 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar, está a instalar nas escolas e jardins-de-infância do município um sistema operacionalizado de recolha seletiva de papel/cartão para reutilização e posterior encaminhamento para reciclagem, assente na distribuição de caixas mágicas “ponto azul”.

Em Ílhavo, para além de sessões da campanha “Produzido com Lixo”, para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, a parceria entre a SUMA e o município para a SEPR conta também com a distribuição de 1.000 sacos de compras reutilizáveis da campanha “Animais da Cidade”, para entrega nas superfícies comerciais. Esta ação repete-se há já alguns anos, sendo aguardada pelos munícipes com interesse, e, por isso mesmo, se vem tornando uma tradição associada à SEPR neste município.

Também o município da Figueira da Foz fez corresponder a realização da campanha “No Coração” com esta semana temática, para apelar ao cumprimento das melhores práticas relacionadas com a gestão dos resíduos, num registo de vinculação afetiva dos habitantes com a sua terra. Esta campanha vai prolongar-se até dezembro, com sessões junto de comunidade educativa de pré-escolar e 1º ciclo, e distribuição de 2.000 fitas de pulso e 1.000 aventais.

Internamente, a SUMA assinala a SEPR com a divulgação de informações de sensibilização alusivas à temática, reforçada pela distribuição de centenas de sacos de compras reutilizáveis.