SUMA na Semana Europeia da Mobilidade em Gaia

No âmbito das atividades desenvolvidas por ocasião da 16ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, a SUMA dinamiza, no Dia Europeu Sem Carros, em parceria com o município de Vila Nova de Gaia, um conjunto de atividades relacionadas com o acondicionamento de pequenos lixos nas vias rodoviárias, a redução da produção de resíduos e a mobilidade sustentável. Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade coletiva e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos, sob o mote “A partilhar chegamos mais longe”.

Assim, no dia 22 de setembro, a SUMA desenvolve, junto da comunidade escolar, na Alameda do Sr. da Pedra, jogos do EKOPÁTEO® – Caminho dos Limpinhos, Caminho da Poupança, Glória dos Valorizáveis e Pesadelos na Praia; bem como animação e sensibilização de rua, pelos EXTRAVIADOS – a mascote Garrafa Abandonada apelará ao correto encaminhamento dos resíduos, mesmo em viagem, e à preferência pela água não embalada -, contando, igualmente, com a presença de um técnico de sensibilização e de aguadeiros da Águas de Gaia (que farão a distribuição de água da torneira).

Paralelamente, e durante toda a semana serão distribuídos, aos participantes, materiais concebidos e produzidos pela SUMA, nomeadamente t-shirts de alta visibilidade e sacos-mochila, e serão igualmente afixadas faixas informativas.

De referir que a SUMA, ao longo dos anos, tem desenvolvido inúmeras atividades enquadradas na Semana Europeia da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros, com autarquias parceiras, sendo a mobilidade sustentável inserida como uma das temáticas transversais das campanhas e respetivos materiais.