SUMA promove “boas figuras” de cidadania

Recorrendo a uma abordagem direta aos discentes e docentes dos estabelecimentos de educação pré-escolar, a campanha SUMA “Faz Figura” visa transmitir a importância da adoção de comportamentos de urbanidade de referência, através da criação de um alfabeto cívico, em que cada letra corresponde a um conceito prático positivo, em contraste com registos de “figurinhas tristes”, expressão normalmente atribuível a conotações pejorativas ou socialmente reprováveis.

Com especial incidência no acondicionamento e deposição de resíduos e limpeza urbana, a ação de sensibilização incide, igualmente, noutras temáticas conexas, como a redução da produção de resíduos, a reutilização, o encaminhamento para reciclagem, a remoção de dejetos caninos ou o encaminhamento de pequenos lixos, tendo como principal foco a identificação de vantagens individuais e de heterofiscalização entre pares, face ao papel de todos enquanto produtores de resíduos.

Para além do jogo de sequenciação e da memorização de uma cantilena infantil (denominada “Lindo Alfabeto”, versão adaptada da canção infantil tradicional “Linda Falua”), esta campanha inclui conteúdos em Língua Gestual Portuguesa, promovendo igualmente a integração de crianças com necessidades educativas especiais.

Este investimento para a promoção da cidadania está a inaugurar durante o mês de maio na Figueira da Foz, junto de cerca de 500 alunos do pré-escolar da rede pública do Ministério de Educação, formato em que contempla a entrega de puzzles em plano por turma, preenchimento de fichas pedagógicas em sala e envio de informação específica, via eletrónica, pelos educadores, aos encarregados de educação.