SUMA inaugura nova unidade móvel de sensibilização: ZOOURBANIDADE

A SUMA inaugurou, no passado dia 16, na sala polivalente do Convento dos Loios, em Santa Maria da Feira, a sua nova unidade móvel de sensibilização (UMS) – ZOOURBANIDADE –, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da edilidade, Emídio Sousa, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.

Fazendo uso de uma estratégia animista e de transposição de características atribuídas a animais para o comportamento de urbanidade das pessoas, este equipamento, que é suportado numa viatura de grandes dimensões, explora conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de cidadania na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.

A UMS é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório onde poderão ser visionados vídeos de animação; uma zona de exploração multimédia com jogos interativos; e uma zona de exploração sensorial, que disponibiliza jogos manuais de labirinto, encaixe, arrasto, diferenças e correspondência. Há, ainda, uma bancada da cidadania, onde serão disponibilizados postais personalizados que as crianças poderão escrever, endereçados ao Ministro do Ambiente, com propostas de ação.

As regras de acondicionamento e deposição de resíduos em contexto doméstico, a redução da sua produção através de um consumo sustentável, as vantagens individuais associadas, bem como o controlo e retificação do comportamento dos pares por via de pressão e exclusão social, são algumas das temáticas abordadas, que pretendem cultivar um sentido crítico de cidadania ativa no público-alvo.

Iniciado em 2001, com a pioneira LIXOTECA®, o grande investimento da SUMA em educação ambiental “sobre rodas”, conta já com 17 projetos, continuando a somar e a rolar.