SUMA apela ao fim do desperdício

“Diga não ao desperdício!” é o mote da campanha SUMA que apela a uma redução da produção de resíduos e respetivos custos inerentes, através do cumprimento de determinados preceitos ligados ao consumo sustentável e gestão doméstica de desperdícios | sobras | descartáveis e, subsequente, à valorização das frações recicláveis.

Tendo como premissa a adoção de um comportamento que promova a poupança de recursos, esta iniciativa procura dotar o público-alvo de estratégias de redução na origem – no ato da compra e no momento da gestão individual e familiar dos resíduos, o que tem implicações no abaixamento dos custos de deposição (tempo, esforço gasto em procedimentos diários) e na promoção de poupanças financeiras individuais e coletivas – refletidas também nas taxas inerentes aos serviços de remoção e tratamento dos resíduos produzidos.

Esta ação foi, recentemente, desenvolvida no município de Aveiro, em estabelecimentos de ensino de 2º ciclo, tendo já tido lugar, igualmente, no município de Ílhavo, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, junto de alunos de 2º e 3º ciclo e consumidores. Em Alcobaça, a campanha aconteceu em superfícies comerciais, junto dos consumidores, e irá acontecer, em fevereiro, nas escolas do 1º ciclo. Porta-moedas e sacos de compras reusáveis constituem os materiais distribuídos para garantir a veiculação das mensagens de combate ao desperdício.

No ciclo anterior, em Santa Maria da Feira, o seu desenvolvimento fez-se com recurso a suportes de grande divulgação, como outdoors, autocolantes de chão no centro histórico e individuais de papel, estes últimos utilizados em estabelecimentos de restauração.