SUMA inaugura “Toca do Urso” no município da Batalha

Foi inaugurada, no dia 7 de dezembro, com a presença do presidente do município, Paulo Batista dos Santos, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues, no Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, a estação de educação ambiental “Toca do Urso”.

O projeto, resultado de uma já longa parceria entre as duas entidades, que conta com mais de 20 anos, e que sempre priorizou a educação para a cidadania como um dos pilares fundamentais para a construção de gerações ambientalmente mais responsáveis, foi criado especificamente para a Pia do Urso, pretendendo ser um ponto de referência no itinerário dos visitantes, juntando-se a outras estruturas existentes, e versando, neste caso, sobre a aprendizagem de atitudes e rotinas pró-ambientais, através da sua exploração livre.

A “Toca do Urso” é, assim, um projeto de mobiliário urbano lúdico, com incidência ambiental, sem necessidade de supervisão ou dinamização técnica, que conjuga várias vertentes de aprendizagem: a sensorial, a motora e a cognitiva.

Visando o público infantojuvenil, seja em contexto familiar ou escolar, este espaço semiaberto apresenta 13 atividades diversificadas, em espaço interior e exterior, que remetem para as operações de medição, correspondência, leitura e análise, rotação, encaixe, registo fotográfico, motricidade e desenvolvimento motor.

Os conteúdos a explorar versam os 3 Rs, o consumo sustentável, a economia circular, a pegada ecológica, os hábitos de urbanidade e o perfil de cidadania, na sua relação com a pressão e prestígio social.

Paralelamente, ficou disponível no site SUMA, bem como no site oficial da autarquia, a plataforma interativa com o mesmo nome, onde são disponibilizados conteúdos de educação ambiental através de fichas pedagógicas, vídeos e conto.

A plataforma pode ser acedida através do link: https://www.suma.pt/tocadourso