Cortejo da latada em Coimbra com intervenção SUMA

Como instituição na vida universitária de Coimbra, e sendo a primeira festa académica de boas-vindas aos novos estudantes, a latada congrega os alunos do ensino superior da cidade – num total de 25 mil – e muita população visitante.

Neste início de ano letivo, o cortejo que dá nome ao festejo aconteceu no passado dia 16 de outubro, tendo sido seguido por um outro tipo de marcha, a da limpeza, pela qual a SUMA foi responsável.

Ao longo de cerca de 2,4 km, foram recolhidos os despojos do evento, que totalizou 7.760 Kg de resíduos, mobilizando uma equipa composta por 48 trabalhadores, a manobrarem e complementarem o trabalho de duas viaturas recolhedoras compactadoras, dois lava-ruas, três varredoras mecânicas de 6m3, duas viaturas de 3.500 Kg, uma das quais com hidrolimpadora, sete sopradoras e uma viatura de assistência.

Os resíduos recolhidos, na sua maioria latas e copos de plástico, foram, então, encaminhados para a Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico da ERSUC, para se proceder à sua triagem para valorização.

Os resultados imediatos deste serviço demonstraram novamente a capacidade técnica e o comprometimento da SUMA com as autarquias suas clientes e as populações residentes, tendo o serviço sido objeto de reconhecimento pelo executivo de Coimbra.