SUMA divulga “Sabedoria popular”

Após assumirem o formato de publicações na página de facebook de educação ambiental da SUMA, os provérbios portugueses que têm vindo a ser adaptados a situações relacionadas com temáticas ambientais conhecem nova fase de desenvolvimento.

A rubrica transformada em campanha designa-se por “Sabedoria Ambiental” e vai ser propagada através da distribuição de calendários de parede e de mesa, num total de sete mil unidades, que, com um grafismo pormenorizado, recorrem aos provérbios populares portugueses para caracterizar as rotinas de consumo sustentável, reutilização, acondicionamento e deposição, separação e encaminhamento para valorização, e abordar as temáticas da pressão e prestígio social, responsabilização do produtor de resíduos, conservação de espaços, e preservação de recursos.

A primeira versão será um calendário escolar, que compreende o período entre outubro de 2016 e dezembro de 2017, e que contém a sinalização de feriados e de alguns dias comemorativos convergentes com os conteúdos da sabedoria apresentada para cada mês, e ainda uma lista de intenções face aos objetivos para o ano.

Para além de distribuição em estabelecimentos de educação e ensino, quando da realização de ações de sensibilização, e em ações comerciais da organização, este material será objeto de divulgação interna junto dos trabalhadores de duas dezenas de centros de serviços da SUMA.

O segundo formato, em suporte triangular argolado, resumirá o ano civil 2017, sendo alvo de entrega junto do boletim informativo AmbiSUMA de dezembro, e a clientes, parceiros e trabalhadores da organização.

Prevê-se que estes conteúdos venham igualmente a ser apresentados numa funcional agenda de bolso 2017, para entregas qualitativas a clientes e trabalhadores.

O formato original continuará ainda a ser divulgado na página de facebook da SUMA, sob o tópico #sabedoriapopularSUMA.