ECO SPOT® sensibiliza banhistas nas praias de Vila Nova de Gaia

Foi entre 27 de junho e 20 de agosto que o ECO-SPOT® sensibilizou os banhistas das praias de Vila Nova de Gaia para as consequências nefastas do incorreto acondicionamento dos resíduos nas zonas balneares.

Constituída por uma tenda, instalada no areal, o raio de ação desta campanha estendeu-se pela zona envolvente, através de placas colocadas no seu perímetro, que contam a “História do Lixo” na sua idiossincrasia histórica e social, enquanto conceito mutável que caminha tendencialmente para a conquista da categoria de material residual. Esta história animada serve também de atividade central da campanha, sendo transmitida no interior da tenda, com estratégias de projeção e exploração de conteúdos complementares incluídos em almofadões e passadiços informativos.

No areal decorreram, ainda, jogos de grandes dimensões afetos a conteúdos temáticos no âmbito da gestão doméstica dos resíduos nas suas diversas vertentes – acondicionamento e deposição, deposição seletiva, valorização e cidadania ativa -, nomeadamente “Glória dos Valorizáveis”, “Recursos em Linha”, “Composto em Linha”, “Sobe e Desce Ambiental”, “Sorte Macaca” e “Aqui Há Saco”.

Paralelamente, foram instalados cinzeiros públicos de praia, que incluem a resposta a uma questão como fator de incentivo à correta deposição das beatas nestas estruturas, dando assim enfoque à prevenção desta tipologia de resíduo altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais.

Suportes de sensibilização utilitários foram entregues, neste caso, cinzeiros de praia, t-shirts e mochilas, de forma a propagar a mensagem de adoção de uma atitude pró-ativa muito para além do momento de contacto.