Cidadania de mãos dadas com arte e requalificação

A urbanografia (street art ou arte de rua) deixou há muito de se constituir um movimento underground para se assumir como manifestação artística de direito.

O apelo da exposição a um vasto leque de sujeitos e o seu desenvolvimento em espaço público, onde é maior a necessidade de sensibilização para temáticas de urbanidade, pela difusão de responsabilidades suscitadas pelo coletivo, constituíram-se as principais razões que levaram a SUMA a integrar esta modalidade artística num novo e inovador projeto.

“Rota do Ambiente” designa a ação de sensibilização que pretende criar nos municípios aderentes um roteiro de decoração de murais e de pavimentos em espaços devolutos, com conteúdos incidentes na urbanidade e na sustentabilidade ambiental.

Temáticas como os resíduos nas vias públicas, o encaminhamento para reciclagem, os pequenos lixos produzidos em viagem ou o papel do cidadão ativo serão trabalhados por um coletivo que integra artistas locais e da SUMA, utilizando técnicas mistas próprias deste movimento (pintura e stencil).

Todos os murais serão identificados por um código QR, que reencaminha para um mapa com a localização dos outros espaços deste tipo de arte educativa no município, permitindo aos interessados seguir um roteiro, e para um vídeo de sensibilização destinado ao aprofundamento da temática abordada.