Campanha “A sua Praia” regressa à orla marítima ilhavense

Reforçar o cumprimento de regras de urbanidade relacionadas com a manutenção dos padrões de higiene e salubridade da praia e, simultaneamente, estimular o sentimento de pertença face aos locais coletivos e partilhados são os principais objetivos da campanha “Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia!”.

O mote tem vindo a ser divulgado nas praias do município de Ílhavo desde 2013 e o sucesso das três anteriores edições justifica o seu regresso, nos meses de julho e agosto deste ano.

Respeitando os momentos de lazer dos seus ocupantes, esta campanha contempla intervenções de contacto pró-ativo dirigidas a grupos, colónias, famílias ou sujeitos individuais, que veiculam informações específicas, clarificando as vantagens individuais da adoção dos corretos comportamentos e incitando à heterofiscalização como forma de garantir os direitos individuais.

Para além das intervenções diretas junto dos banhistas, a ação é dinamizada em conjunto com divertidas e pedagógicas ações de animação de praia e de sessões de sensibilização e de dramatização, com o intuito de criar maior dinâmica e envolvimento junto dos alvos.

A distribuição de materiais de cariz lúdico e utilitário, como encostos de cabeça e ioiôs, com inscrição de mensagem, firma o compromisso de cumprimento dos conceitos transmitidos e permite prolongar esta informação para além do momento do contacto.

Em Ílhavo, desde 2013, esta campanha abrangeu já mais de dois milhares e meio de pessoas, com entrega de garrafas reutilizáveis, de bolsas térmicas e de bolsas utilitárias. No verão de 2014, ocorreu igualmente no município de Alcobaça, com 510 contactos diretos e entrega de palas cartonadas e bolsas térmicas.