SUMA espalha pétalas de sabedoria

O formato é divertido, colorido, a chamar a primavera, por que já todos anseiam. O objetivo reveste-se da maior seriedade: sensibilizar para a assimilação e prática de rotinas ambientais e cívicas, no que aos resíduos diz respeito, através da dualidade “conhecer” e “saber”.

“Flor da Sabedoria” é o nome da campanha de sensibilização ambiental, especialmente dedicada ao ensino pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino básico, a decorrer entre 27 de janeiro e 9 de março, no município de Aveiro.

A ação tem como principal suporte uma flor de pétalas móveis, que agregam cinco rotinas: reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar. Em cada pétala estão inscritas questões e desafios, como mímica e desenho, a que os alunos terão de dar seguimento, numa lógica de mobilização de conhecimentos já adquiridos e de associação de conceitos.

No final, é proposto a alunos e professores que assinem o compromisso coletivo de “Proteger o Ambiente e Praticar a Cidadania”, para que as rotinas veiculadas sejam concretizadas ao longo de todo o ano letivo: reduzir o lixo produzido, comprando produtos duráveis e evitando embalagens desnecessárias; reutilizar os materiais para outros fins; reciclar, separando os diferentes tipos de lixo e encaminhando-os para o local correto; respeitar, cumprindo as regras de utilização do espaço e equipamentos públicos; e responsabilizar, fazendo cumprir as regras públicas.

Para complementar a ação, estão a ser distribuídos à totalidade dos docentes e alunos do 4.º ano 1.650 dispositivos reutilizáveis de armazenamento de dados digitais, com fichas de atividades sobre os 5Rs, e 3.201 porta-chaves aos alunos dos restantes anos.

Em anos anteriores, a campanha ocorreu nos estabelecimentos de 1.º ciclo dos municípios de Batalha, Caminha, Estarreja, Oliveira do Bairro, Porto de Mós e Sintra, com distribuição de horários escolares e marcadores de livros, num total de 11.100 materiais.