Natal com espírito de redução e reutilização

O espírito natalício revestiu-se, este ano, na sede e em algumas das estruturas locais, dos princípios da reutilização e poupança de recursos. Reflexo da política de sustentabilidade e combate ao desperdício que norteia a atividade da SUMA, a árvore de Natal foi produzida com paletes de madeira, como alternativa às tradicionais opções comumente utilizadas.

Na sede, a decoração integrou bobines de fechos provenientes do aterro de resíduos industriais não perigosos da RIMA e peúgas de cartolina personalizadas pelos trabalhadores com mensagens e votos alusivos à quadra e, nos centros de serviços de Vale de Sousa e Vila Real, Aveiro, Vila Nova de Gaia e ainda na RIMA, foram potenciados outros materiais inventivos e decorativos, tendo-se recorrido à reutilização de adereços provenientes nomeadamente da recolha de RSU e da transformação de lixo em utilidades.

Ainda sob este desígnio, foi produzido o vídeo “Neste Natal…” – publicado no canal de YouTube da SUMA – que apela, igualmente, a práticas de reutilização e redução da produção de resíduos para um Natal mais sustentável, quer ambientalmente, quer financeiramente, através das poupanças individuais alcançadas. Diminuir o desperdício e apostar nos afetos é a mensagem que se pretende veicular junto de todas as partes interessadas.