SUMA na SEM

A 14.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre anualmente de 16 a 22 de setembro, destaca a multimobilidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à sua disposição e a melhor forma de os combinarem entre si. Na totalidade, são 53 os municípios nacionais que participam com atividades e/ou com a implementação de medidas que contribuam para a agilização do tema central “Escolhe. Muda. Combina.”.

Este ano, a SUMA intervém diretamente neste âmbito em dois municípios seus clientes. Em Valença, a ação é materializada na criação e inserção de um anúncio específico num órgão de comunicação social local.

Em Vila Nova de Gaia, onde a SUMA é parceira recorrente nesta atividade, a intervenção será efetuada nos dias 17, 21 e 22 de setembro, através da campanha “Mal Frequentada”. A dinamização desta ação far-se-á com a distribuição qualitativa de sacos reutilizáveis, para colocação de pequenos lixos produzidos em viagem, junto de automobilistas, por cerca de 65 “ecoconselheiros”, jovens e crianças da Escola Básica 2,3 de Vila d’Este e do 7.º ano da Escola Secundária de Almeida Garrett. A colaborar nesta “operação STOP”, estará também a PSP local, que se associou à iniciativa.

A campanha será complementada pela animação dos “extraviados” “Lata de bebida” e “Beata de cigarro”, conhecidos já dos frequentadores das praias da orla marítima gaiense, a que, desta feita, se junta a “Multa”. Juntos, serão protagonistas de pequenos sketches, onde procuram os seus donos, recordando a importância do civismo e da limpeza urbana, também em viagem, e chamando a atenção para as coimas associadas ao seu não cumprimento.

Ainda em Gaia, a SUMA apoiou as restantes iniciativas da SEM realizadas pelo município com 500 t-shirts e prémios em vales de compras.

A participação da SUMA na SEM passa ainda pela inscrição no “Dia de bicicleta para o trabalho” 2015, promovido pela Agência Municipal de Energia e Ambiente de Lisboa, onde a empresa tem sede.